Diniz WebMaster

Diniz Webmaster desenvolve Negócios Web desde 2010, de sites, blogs e lojas virtuais a sistemas personalizados.

Contato

Teresópolis
Rio de Janeiro, Brasil
contato@dinizwebmaster.com
+55 (21) 99929-7699

Saiba mais

Desenvolvimento de Solução Empresarial: Lições Valiosas e Estratégias para Equilibrar Inovação e Vendas

Desenvolvimento de Solução Empresarial: Lições Valiosas e Estratégias para Equilibrar Inovação e Vendas

Desenvolvimento de Solução Empresarial: Lições Valiosas e Estratégias para Equilibrar Inovação e Vendas

Quero compartilhar com vocês o fascinante processo de desenvolvimento de uma solução que surgiu da necessidade da minha empresa cadastrar clientes, mas também, apontar um erro que cometi e acho que você não precisa cometer.

Anteriormente, conduzi um projeto para um escritório de advocacia, desenvolvi um sistema de cadastro de clientes e processos. Esse sistema foi projetado para permitir que os advogados gerenciassem estas informações, proporcionando uma organização eficaz das pastas e processos do escritório. (Este projeto tem mais de 9 anos e ainda é utilizado pelo escritório.)

Neste novo projeto, optei por um início mais simples. Implementei um formulário no caixa da loja para que os operadores pudessem registrar informações básicas dos clientes interessados, como nome, telefone, email e data de aniversário. Uma abordagem minimalista, que se mostrou eficiente.

Ah, e esqueci de mencionar: desenvolvi o sistema tanto para o escritório quanto para esta loja utilizando o WordPress como base.

Já possuía conhecimentos em construção de sites e o PHP não se mostrou tão desafiador. Recebi bastante auxílio das comunidades ativas e dinâmicas de ambas as áreas, o que foi fundamental para o desenvolvimento do projeto.

Quando a loja atingiu aproximadamente 200 clientes cadastrados após 90 dias, percebi a oportunidade de aprimorar a ferramenta. Introduzi a funcionalidade de envio de e-mails logo após o cadastro do cliente, além de mensagens de parabéns aos aniversariantes do dia. Essas adições visavam oferecer uma experiência ainda mais personalizada e atenciosa aos clientes.

Com o decorrer do tempo, identifiquei a viabilidade de incluir o registro de compras nos perfis dos clientes. Isso nos permitiu gerenciar as garantias de produtos de forma mais eficiente. Como resultado, começamos a enviar e-mails aos clientes contendo os termos dessas garantias, proporcionando maior transparência e segurança nas transações.

O sistema foi ganhando robustez ao longo do tempo, conforme a gestão da loja demandava novas ações. Foi incrível aproveitar a versatilidade e as funcionalidades oferecidas pelo WordPress para aprimorar ainda mais a ferramenta, atendendo às necessidades emergentes do meu negócio de forma eficiente e completa.

Com o tempo, implementei a possibilidade de os clientes avaliarem o atendimento dos vendedores. Logo percebi a importância de direcioná-los para avaliar a loja no Google ou no Facebook após essa avaliação inicial. Essa estratégia resultou em um acúmulo significativo de avaliações positivas ao longo do tempo, fortalecendo a reputação e a confiança da loja junto aos clientes.

Ao percebermos o crescimento consistente, um dos gerentes solicitou a criação de uma função de fila de pós-venda. Essa ferramenta permitiria que os vendedores entrassem em contato com os clientes após uma semana, munidos de dados cruciais para essa ação. Uma exigência era garantir que essa ação não falhasse, ou seja, que somente saísse da fila após ser executada com sucesso.

Com o crescimento do negócio e a abertura de novas filiais, a integração dos dados de clientes, compras e garantias no sistema web foi fundamental. Isso permitiu que toda a rede de lojas compartilhasse essas informações, garantindo uma experiência consistente para os clientes em qualquer uma das 5 lojas.

Aproveitando os insights do sistema, os gerentes implementaram diversas estratégias para envolver os vendedores na obtenção de mais avaliações positivas dos clientes. Essa abordagem resultou não apenas em um aumento significativo das avaliações positivas, mas também gerou um impacto direto no aumento das vendas e indicações, impulsionando ainda mais o negócio.

Com o passar do tempo, percebi que a ferramenta que havia desenvolvido estava pronta para ser oferecida a outros lojistas e negócios. Desde o início, trabalhei para garantir que sua configuração fosse simples e fácil, tornando-a uma solução pronta para ser implementada por outras empresas.

Utilizando o WordPress como base para o desenvolvimento desse sistema, busquei maneiras de expandir sua utilização. Foi então que descobri uma versão do WordPress voltada para redes, conhecida como WordPress Multisite (ou WordPress MU), possibilitando a multiplicação do uso do meu sistema em diferentes contextos e cenários.

Com essa versão do WordPress, consegui criar facilmente um painel de registro para novos assinantes. Isso permitiu que eles acessassem espaços personalizados, adaptados especificamente para seus negócios, utilizando meu sistema de maneira personalizada e direcionada.

Ao longo dos anos, foquei mais na experiência do usuário e no aprimoramento contínuo do meu sistema do que na venda da solução. Esse foco permitiu a inclusão de novas funcionalidades, como a integração estratégica com a API do WhatsApp. Essa decisão, no momento certo, possibilitou a entrega de mensagens aos clientes dos meus assinantes por meio do canal de comunicação mais utilizado, elevando ainda mais a qualidade da experiência oferecida.

Além disso, essa funcionalidade possibilitou que meu sistema capturasse automaticamente a foto de perfil dos clientes. Isso proporcionou aos meus assinantes uma comunicação mais fácil e direta, enriquecendo a experiência ao tornar a interação mais personalizada e próxima.

Acabei de concluir a implementação do recurso de Cashback para um dos meus assinantes, que, aliás, já está disponibilizado para todos os outros clientes que já utilizam e para os futuros. Essa funcionalidade incrível oferece Cashback a cada compra, enviando automaticamente uma mensagem ao cliente informando o saldo obtido. Meu assinante pode acompanhar tudo isso por meio do sistema, oferecendo uma experiência completa e transparente aos usuários.

Este mesmo assinante solicitou a integração do ponto de venda (PDV) de suas lojas com meu sistema, permitindo a geração de Cashback através do meu sistema, ao inserir as informações de compras pelo PDV. Felizmente, essa integração foi resolvida com facilidade com ajuda do WordPress e da comunidade, mais uma vez acho que estou no caminho certo.

Mas percebo que cometi um erro que gostaria de compartilhar para evitar que outros o repitam: não priorizei as estratégias de vendas para minha solução. Embora esteja entregando resultados positivos para meus assinantes, não estou obtendo o mesmo nível de sucesso para mim mesmo. É importante destacar a necessidade de equilibrar o desenvolvimento da solução com uma estratégia de vendas eficaz para garantir que tanto os assinantes quanto o próprio negócio alcancem seu potencial máximo.

Refletindo sobre minha jornada, percebo que se tivesse dedicado metade do tempo que investi no desenvolvimento às estratégias de vendas, provavelmente teria mais assinantes hoje. Mesmo que minha ferramenta tivesse menos funcionalidades, poderia ter alcançado um maior sucesso financeiro. É uma lição valiosa sobre a importância de equilibrar o aprimoramento da solução com uma estratégia de vendas eficaz para um crescimento mais equilibrado e sustentável do negócio.

Defina seu público-alvo de forma clara e detalhada. Entenda profundamente as necessidades e desafios desses potenciais clientes. Comunique os benefícios da sua solução de forma clara e direcionada para resolver esses problemas específicos. Além disso, busque construir relacionamentos genuínos com os clientes em potencial, ouvindo suas necessidades e oferecendo soluções adaptadas. Estabeleça parcerias. Não subestime o poder do networking e de uma abordagem personalizada para fechar negócios de sucesso.

E eu, bem, não vou me deixar abater. A integração com o WhatsApp e o PDV está pronta, e já tenho clientes que validam o valor da minha solução. Agora é hora de fazer a transição: parar o desenvolvimento e focar nas vendas. Minha dica é: conheça profundamente seu público-alvo, demonstre como sua solução resolve os problemas específicos deles e construa conexões autênticas. A venda não é apenas sobre o produto, mas sobre como ele pode transformar a realidade do cliente. Estou pronto para esse próximo capítulo e determinado a alcançar o sucesso.

E você, tem alguma dica que possa me dar?

Também visto em: Desenvolvimento de Solução Empresarial: Lições Valiosas e Estratégias para Equilibrar Inovação e Vendas · DinizWebmaster · TabNews


Diniz Webmaster

Desenvolvedor de Negócios Web desde 2010, de sites, blogs e lojas virtuais a sistemas personalizados.


Confira estas outras publicações:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comments

  1. Connor Gibson

    Aenean eu leo quam. Pellentesque ornare sem lacinia quam venenatis vestibulum. Duis mollis, est non commodo luctus, nisi erat porttitor ligula, eget lacinia odio sem nec elit. Sed posuere consectetur est at lobortis integer posuere erat ante.

  2. Nikolas Brooten

    Quisque tristique tincidunt metus non aliquam. Quisque ac risus sit amet quam sollicitudin vestibulum vitae malesuada libero. Mauris magna elit, suscipit non ornare et, blandit a tellus. Pellentesque dignissim ornare faucibus mollis.

    • Pearce Frye

      Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum. Integer posuere erat a ante venenatis dapibus posuere velit aliquet. Etiam porta sem malesuada magna mollis.

      • Nullam id dolor id nibh ultricies vehicula ut id. Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum. Aenean eu leo quam. Pellentesque ornare sem lacinia aenean bibendum nulla consectetur.

  3. Lou Bloxham

    Sed posuere consectetur est at lobortis. Vestibulum id ligula porta felis euismod semper. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.


Comente aqui o que achou

Deixe-me saber suas dúvidas, elogios e avaliações.
Campos com * são obrigatórios.